6 Dicas para uma carreira sustentável

6 Dicas para uma carreira sustentável


Criar uma carreira sustentável é saber valorizar a sua vida profissional de forma que ela ofereça muito mais do que apenas um bom salário. Passamos muito mais tempo trabalhando do que fazendo qualquer outra atividade. Por isso, é importante que a carreira seja uma oportunidade real de desenvolvimento.


Carreira sustentável

Quem procura uma boa oportunidade para crescer, deve fazer uso pleno de suas habilidades e adotar novos desafios para desenvolver novas competências. O trabalho, além de ser interessante, deve ter significado. As pessoas e o ambiente devem ser uma fonte de energia positiva.

As competências e as habilidades devem valorizar o seu perfil. O trabalho deve estar em sintonia com outros aspectos da sua vida, incluindo amigos, lazer e, principalmente, a família. É comum que algumas pessoas negativas digam que esse quadro é impossível de ser vivenciado.

Não existem fórmulas mágicas para conquistar uma carreira sustentável de sucesso. A carreira sustentável é aquela que mantém o equilíbrio com as diversas esferas da sua vida. Quando as trajetórias pessoais e profissionais não se sustentam, isso é sinal de que é preciso rever algumas decisões e direcionar melhor seus esforços.


Confira também: A importância da gestão de competências



Passos favoráveis na construção de uma carreira sustentável

A economia instável e as dificuldades socioeconômicas reforçam a desigualdade de oportunidades e fazem com que a carreira sustentável fique longe da realidade de muitas pessoas.

Alguns passos podem ajudar a melhorar suas chances de conquistar uma carreira sustentável a longo prazo. Confira:

1. Quando a carreira está voltada para uma oportunidade que não consegue favorecer os pontos fortes do profissional, é preciso que o mesmo recupere um bom desempenho, com a ajuda e desenvolvimento das competências adequadas.

2. É preciso elaborar um bom planejamento da sua carreira e, quanto mais você se dedicar a isso, maiores serão as suas chances. Você é o único responsável pela condução da sua carreira, ninguém mais tem acesso as suas ambições, interesses, valores e ninguém vai levá-lo pela mão!

3. Identifique a maneira como você pode agregar valor ao seu empregador e faça isso de forma disciplinada. Ao chegar no final da semana, revise tudo o que aprendeu e realizou e registre o retorno que obteve.

4. Todos os seus passos devem estar vinculados ao desenvolvimento da sua carreira. Discuta os seus objetivos com seu líder direto e mantenha relações positivas e produtivas com as pessoas.

5. Acompanhe a evolução e a estratégia da empresa e compreenda quais são as competências que são valorizadas, busque evoluir, isso o ajudará a se destacar no grupo e crescer.

6. As pessoas ainda são o melhor canal para manter a conexão entre oportunidades e sucesso. Por isso, aprenda a admirar e trabalhar de forma positiva com as pessoas. Seja inteligente e mantenha-se conectado.