Veja 6 habilidades indispensáveis em todas as profissões: Você tem alguma?

Veja 6 habilidades indispensáveis em todas as profissões: Você tem alguma?


Cada profissão possui as suas particularidades, entretanto, existem algumas qualidades que são bem vistas em qualquer área. Mais do que habilidades que podem ajudá-lo a conseguir a vaga dos sonhos, elas são características que melhoram a sua carreira e fazem com que você se destaque no mercado de trabalho. Veja quais são elas:


1. Administrar o tempo

Saber administrar o seu tempo e alinhá-lo com a quantidade de tarefas que você tem a cumprir na empresa é fundamental para o desenvolvimento de um bom trabalho. Portanto esforce-se para encontrar o equilíbrio entre atividades e tempo.

2. Ouvir críticas e sugestões

Por mais que você se esforce, é difícil realizar um trabalho impecável o tempo todo. Se você tem chefes ou colegas de trabalho dispostos a fazer críticas ou sugestões construtivas, saiba ouvi-los! Um funcionário que não escuta o que os demais têm a dizer passa uma imagem negativa, como se achasse que não precisa de mais ninguém além de si mesmo.

3. Ajudar e ser ajudado

Mesmo que o seu trabalho seja extremamente individualizado, você provavelmente trabalha junto a uma equipe. Portanto, esteja atento às necessidades dos seus colegas e ajude-os sempre que puder. Além disso, não se envergonhe: se você não souber fazer algo, peça a ajuda de alguém. Ao contrário do que você pode imaginar, o ato de pedir ajuda é bom, pois você demonstra humildade e vontade de aprender.

4. Evitar distrações

Nenhum chefe deseja ficar perguntando o tempo todo o que você está fazendo e – muito menos – chamar a sua atenção por algo como a navegação excessiva nas redes sociais durante o horário de trabalho. Contenha-se! Evite as distrações que podem comprometer a qualidade do seu trabalho.

5. Saber defender pontos de vista

Você tem uma opinião diferente? Saiba defende-la. As empresas, no geral, procuram por pessoal que saibam defender o que acreditam de forma sensata e racional, mostrando argumentos e conhecendo a hora certa de falar e ouvir.

6. Ser independente

Não espere o seu chefe pedir para você fazer algo: se você sabe que é parte da sua obrigação ou tem certeza de que o resultado será proveitoso, adiante-se ao pedido. A independência é uma habilidade muito admirada no mercado de trabalho, pois um funcionário competente e seguro transmite essas características ao restante da equipe.


Confira também: 9 Dicas para conquistar seu chefe sem ser ''puxa saco''