Qual carreira devo seguir?

Qual carreira devo seguir?


A escolha da carreira é um momento importante e decisivo na vida dos jovens. A trajetória profissional deve ser planejada com antecipação para evitar frustrações. Não é fácil escolher a carreira certa ou encontrar o local perfeito para trabalhar, mas existem alguns pontos que facilitam essas decisões.


Planejando a carreira

O sucesso depende muito mais do comprometimento com a escolha realizada, por isso, escolher algo que se tem prazer em executar é importante.

Quando temos paixão pelo que realizamos, os desafios tornam-se motivações. Antes de tomar qualquer decisão, é preciso ter consciência do tempo e da dedicação que serão necessários para construir uma carreira de sucesso.

Aproveite para realizar uma pesquisa que abranja todas as possibilidades de carreira e desafios que poderá encontrar pela frente. Reúna o máximo de informação possível sobre a profissão e também sobre as instituições que gostaria de fazer parte.

Completar ciclos como cursos livres e a faculdade é importante para avançar na vida profissional. Porém, antes de iniciar, veja se o curso tem coerência com seus objetivos e com o seu perfil.


Despertando para uma carreira de sucesso


Vários fatores ajudam na busca do trabalho ideal. É preciso despertar para o autoconhecimento, definir valores, manter o foco e criar limites para conseguir construir uma carreira de sucesso. Não existe fórmula mágica, mas selecionamos algumas dicas que podem ajudar:


Autoconhecimento: Descubra as atividades que lhe dão prazer, pois esse pode ser o ponto principal para descobrir em qual carreira investir. Faça uma lista com as disciplinas e atividades que você gosta de realizar, seja na escola ou como hobby.


Valores: Defina seus valores e os propósitos que deseja para a sua vida. Tendo esse conhecimento, fica muito mais fácil conseguir aceitar um emprego e identificar se determinada empresa está de acordo com o seu ideal. Descobrir essas informações antes de entrar em uma empresa evita decepções futuras.


Foco: É necessário saber onde e como você se imagina daqui a alguns anos, pois é esse objetivo que vai ajudá-lo a manter os pés no chão e a motivação no cotidiano. Nunca perca de vista o foco de curto, médio e longo prazos.


Limites: Os limites estabelecidos em sua carreira devem estar de acordo com seus princípios éticos e morais. Não crie limitações, a remuneração não é tudo… a busca por novas experiências e a conquista de certas habilidades podem ser muito mais valorosos na construção da sua carreira.


Identificação: Para sentir-se feliz no trabalho é necessário que exista identificação com as pessoas que fazem parte da sua vida profissional, incluindo seus pares e gestores. A adaptação é uma habilidade necessária, porém, nem sempre é possível desenvolvê-la. Por isso, procure uma empresa que esteja de acordo com o seu perfil.


Observe todas as áreas da sua vida. Quanto maior for a sua experiência em diferentes atividades, mais fácil ficará construir um perfil flexível e também descobrir novas paixões.



Eugenio Mussak – Gestão da carreira