Como conquistar uma promoção em uma pequena empresa

Como conquistar uma promoção em uma pequena empresa


Já escreveu seu próprio plano de ação? Ainda não? Veja aqui como trilhar o seu caminho profissional rumo a tão sonhada promoção. Mesmo nas pequenas empresas existem grandes oportunidades de crescimento!


Confira também: Como lidar com a mentira no trabalho


Como identificar uma oportunidade de promoção?



Vários fatores influenciam a promoção de um profissional dentro das pequenas empresas.

É preciso manter um bom relacionamento interpessoal, demonstrar interesse constantemente, contribuir com resultados e ter criatividade. Mas, além disso tudo, é importante dar o primeiro passo, através do desenvolvimento de um conjunto de metas e um roteiro.

Aproveite as reuniões e o momento de feedback para expressar a sua vontade de crescer dentro da organização.

A promoção deve ser parte do plano de ação da maioria das empresas que valorizam o crescimento, seja ele horizontal ou vertical, e é de costume que a empresa tenha esse plano desenvolvido.

Ao ser promovido, o profissional deve estar apto a assumir novas responsabilidades, substituindo um espaço vazio, seja porque o profissional também subiu de cargo ou porque se mudou de emprego.

O importante é ter em mente que o trabalho será árduo e que sem um plano de expansão e de organização de tarefas e das pessoas envolvidas, fica complicado conquistar o sucesso.

A maioria dos grandes cargos das pequenas organizações costumam ser decididos pelos superiores, de acordo com a hierarquia da empresa, aos poucos. Existe uma prática de observação em relação ao perfil dos profissionais, que deve manter-se alinhado aos objetivos da empresa.

É difícil identificar de forma clara qual é o plano de carreira que a empresa pode te oferecer, se ela não tem o hábito de conversar e demonstrar o seu real interesse e sua política. Não é possível adivinhar quando virá a promoção, mas é possível analisar as possibilidades, que podem ser:

Opção 1 – O seu chefe realmente não deseja promovê-lo, mas tem algumas ideias ou sugestões de novas funções para que você cresça. Por isso, aproveite a oportunidade.

Opção 2 – O seu chefe está só esperando a oportunidade para te promover e ajudar a sua carreira a deslanchar. Permaneça onde você está e faça o melhor.

Opção 3 – Você está no emprego há muito tempo, mas seu patrão não te dá a oportunidade de crescer. Pode ser que ele esteja esperando você mostrar alguma iniciativa.


Como conquistar a promoção desejada?


Tente observar quais comportamentos seu chefe está demonstrando e enfrente a situação de frente, alinhando o seu interesse com o da empresa. Se você estiver vivenciando a opção 1, demonstre interesse, sempre que possível, e deixe claro qual é a posição que deseja alcançar.

Demonstrar o perfil ideal para ocupar tal cargo pode ajudar a despertar uma visão diferente em relação ao seu trabalho. A sua capacidade de fazer um bom trabalho e a busca pela melhoria são positivas para conquistar espaço e confiança.

Caso você esteja vivenciando a opção 2, é preciso ser paciente, acompanhar o mercado na sua área de atuação, saber o que está acontecendo com a economia e aguardar a melhor oportunidade para relembrar seu superior sobre a oportunidade que ele prometeu.

Já no terceiro caso é preciso mudar atitudes para despertar o interesse do seu chefe, seja criativo e busque novas formas para realizar o mesmo trabalho, otimizando o seu tempo e conquistando melhores resultados, isso pode ajudar a despertar o interesse de todos a sua volta sobre o seu trabalho, conquistar a liderança indireta e até mesmo uma possível promoção.


Confira também: Personalidade e sucesso profissional


Modelos de Curriculum Vitae (Downloads Gratuitos)

Currículo, emprego e cursos certificados

As 10 pinturas mais famosas do mundo