Enfrentando as dificuldades do empreendedorismo

Enfrentando as dificuldades do empreendedorismo


Criar um novo negócio é um desafio. Nessa jornada o empreendedor deve estar apto para lidar com as pressões inerentes a sua escolha.

Reduzir custos, encontrar fornecedores confiáveis, adquirir um sistema de gestão eficiente, desenvolver o marketing adequado, são apenas alguns dos desafios do empreendedorismo que poderão surgir!


Confira também: Liderança em tempos de crise


Empreendedorismo e o mundo dos negócios



Todos os anos, milhares de empreendedores veem seus negócios afundar ou nem sair do papel. Conquistar e fidelizar clientes, manter a competitividade, inovar e fornecer seus produtos ou serviços, de forma ideal, é complicado. O empreendedorismo exige, cada vez mais, dedicação e preparação profissional.

Injetar capital, manter os possíveis investidores no negócio, ter controle sobre o capital de giro, despertar o interesse de futuros compradores, cuidar para não sobrecarregar os gestores e funcionários, são só alguns dos desafios do mundo do empreendedorismo que esses empresários enfrentam todos os dias.

A gama de conflitos e problemas que um empreendedor enfrenta em seu negócio é ampla e exige uma grande preparação, tanto emocional, quanto física e intelectual. Buscar capacitação em empreendedorismo e explorar suas competências e dos seus pares e parceiros é essencial para a busca rápida de soluções.

Segundo Amar Bhide em seu artigo para a Harvard Business Review: ''The Question Every Entrepreneur Must Answer'', todo empreendedor deve estar apto para responder 3 questionamentos básicos:


1 – Quais são os meus objetivos?

2 – Tenho a estratégia certa?

3 – Posso executar a estratégia?


Cada empresa tem a sua história e a sua evolução, mas o empreendedor deve sempre buscar alternativas e ferramentas para melhorar o crescimento e as condições, tanto dos seus produtos e serviços, quanto em relação ao ambiente interno da organização.


Confira também: Como atrair investidores para o seu negócio


Empreendedorismo: Pontos importantes



O desenvolvimento de estratégias coerentes e competitivas, deve ocorrer junto com um posicionamento maduro. Os empresários devem desenvolver conscientemente a capacidade de olhar a sua volta e:

Identificar pontos fortes: Observe em seus produtos e serviços quais são os pontos fortes e como é possível melhorar o posicionamento em relação aos seus concorrentes.

Incentivar a participação dos funcionários: Abra espaço e dê liberdade para que eles participem da tomada de decisão. Quanto maior for a abertura, mais fácil fica para observar os talentos e as capacidades dos funcionários. Invista sempre em treinamento e motive a busca pelo conhecimento.

Ter controle: Ter controle sobre todos os processos e ações é essencial para mensurar resultados e conseguir traçar melhores estratégias. São os números que irão mostrar o que de fato está em ascensão ou queda durante a construção e crescimento empresarial. Sistemas e planilhas são essenciais.

Exercer uma gestão transparente: Ter uma gestão transparente ajuda na eficiência dos negócios. É importante deixar claro a hierarquia e demonstrar que existe espaço e respeito para todos. A união da equipe e um bom relacionamento é fonte de motivação para o crescimento do seu negócio.

Praticar e estimular o Respeito: Saber respeitar seus funcionários e compreender que todos os seres humanos são indivíduos únicos que tem sonhos, metas, objetivos e que passam por estágios fisiológicos e psicológicos, demonstrando suas necessidades de forma diferente é fundamental, para ter funcionários que rendem mais.

As pessoas não querem ser tratadas como números, elas buscam respeito. A satisfação do empregado tem relação direta com o relacionamento interpessoal na organização, com um ambiente saudável e mais produtivo.


Modelos de Curriculum Vitae (Downloads Gratuitos)

Currículo, emprego e cursos certificados

As 10 pinturas mais famosas do mundo