Você é um profissional estratégico?

Você é um profissional estratégico?


Segundo o Houaiss, estratégia é um termo militar que significa a arte de coordenar as ações e morais, conduzindo os conflitos e preparando defesas de uma nação. Ou seja, é a arte de criar condições que ofereçam vantagens na presença do inimigo. 

A estratégia está ligada ao sentido de ser engenhoso e conseguir criar manobras para tornar a organização diferenciada no mercado. Ser um profissional estratégico é uma característica muito valorizada dentro do universo corporativo.


Confira também: Uma equipe é reflexo de seu líder


Importância do profissional estratégico na organização

O conceito de planejamento estratégico é utilizado há mais de cinquenta anos e existem algumas subdivisões que incluem a formulação e a aplicação efetiva das estratégias, que são importantes para as organizações.

Diante da dificuldade em criar boas estratégias e aplicar esses conceitos, fazendo uso de ferramentas eficientes, cabe ao profissional estratégico esforçar-se para conseguir conectar ideias a um mundo prático, regido por recursos diferenciados, como pessoas e finanças.

Facilitar o processo, monitorar a evolução e o desenvolvimento dos objetivos traçados é essencial para que o profissional tenha sucesso na gestão da estratégia. Esse novo conceito sugere que os profissionais sejam multifuncionais e desenvolvam uma visão sistêmica, alinhando a execução, desde a concepção até as mudanças e governança, que devem ser cuidadosamente acompanhadas.

Robert Kaplan e David Norton, da Universidade de Harvard, publicaram um conceito sobre gestão de estratégia, onde eles afirmam que existe uma distância entre a criação da estratégia e a execução dessas ideias, que são desconectadas e que necessitam caminhar em conjunto para conseguir alcançar o sucesso dentro das organizações.

Portanto, um estrategista deve ter competências, habilidades e atitudes que determinem a eficiência das ideias na prática rotineira, consciente de que existirão desafios nesse caminho tão complexo e que está em constante movimento. O gestor deve atuar como um maestro regendo sua orquestra.

Capacitação profissional para ser um gestor estratégico

O desenvolvimento de uma combinação de papéis, exercidos pelo profissional dentro da organização, é uma tarefa contínua no âmbito do desenvolvimento das competências essenciais.

Criar, articular, facilitar, analisar e modificar são habilidades essenciais, que fazem parte do perfil de um profissional estratégico.

Hoje em dia é possível buscar conhecimentos e profissionalização específicos em diferentes áreas, apostando em cursos.  Estudar finanças, marketing, tecnologia, recursos humanos, entre outros conhecimentos específicos, podem ser uma solução.

O profissional estratégico deve ter em mente que ele deve evoluir a ponto de conseguir integrar a representação mental com as práticas da empresa, através das informações e conhecimentos necessários para manter a empresa um passo à frente dos seus concorrentes, sem medo de apostar em mudanças ou apoiar a construção de novas estratégias que visam posicionar a organização em lugar de destaque na sociedade.


Confira também: Os 5 Segredos de grandes chefes


Modelos de Curriculum Vitae (Downloads Gratuitos)

Currículo, emprego e cursos certificados

As 10 pinturas mais famosas do mundo