Código de ética no mundo corporativo

Código de ética no mundo corporativo


Como conseguir encarar os desafios dentro da organização, mantendo a integridade, quando a situação afeta a ética?

É comum, dentro das organizações, nos depararmos com alguns desafios e dilemas éticos, quando ocupamos um cargo de liderança. Esses problemas podem ter origens diversas, incluindo furto, comparação de renda entre funcionários, conflitos de interesse, assédio sexual ou moral e alguns problemas ambientais.


Confira também: Erros que levam a demissão


Conduta ética no mundo corporativo

Quando a empresa está bem estabelecida e tem processos elaborados para alcançar o padrão de excelência exigido pelo mercado, certamente ela vai ter uma boa estrutura em relação aos procedimentos importantes a serem tomados quando acontece uma situação inesperada. Independentemente do tamanho da empresa, ou área de atuação, é importante que os líderes conheçam um pouco mais sobre as questões éticas de forma que favoreça suas decisões no cotidiano.

Um líder que domina as questões éticas e morais tem chances maiores de conseguir tomar decisões assertivas.

O código de ética da empresa deve ser o ponto de partida para conhecer a visão e espírito corporativo da instituição. Esse conhecimento é fundamental para avaliar e classificar melhor as condutas e os argumentos morais ao tomar uma decisão importante, evitando conclusões e conceitos indevidos.

Caso a empresa seja pequena e não possua um código de ética, aproveite para sugerir o desenvolvimento desse material, que é uma ferramenta prática e essencial no mundo corporativo. O código deve abordar temas polêmicos para evitar dúvidas entre os funcionários sobre o que é certo ou errado.

Com as mudanças aceleradas e a abertura global das empresas, os dilemas éticos apresentam algumas características comuns em diversos setores. Entre as questões mais rotineiras, se destacam questões sobre os direitos dos empregados, doença e acidentes de trabalho e o assédio moral ou sexual. Algumas dúvidas sobre como tratar os funcionários que fazem comentários indevidos, qual a responsabilidade social da empresa em relação à comunidade onde ela está localizada, também fazem parte dos problemas enfrentados pelas empresas em sua rotina profissional.

Um bom profissional deve cumprir o seu papel da melhor maneira possível, agindo de forma ética dentro da corporação. O líder deve incentivar seus liderados a conhecer o código de ética e agir profissionalmente, evitando condutas duvidosas.


Confira também: Como elaborar e aplicar feedback com qualidade



Não basta saber sobre ética é preciso viver com ética

Além de motivar, seja você o exemplo principal, pois essa é a melhor forma de evitar mal estar dentro da equipe.  Aquele chefe que fala sobre a ética e a moral, mas age com efeito reverso, com certeza perderá o poder de influência e o respeito dos liderados. Um bom profissional é aquele que está aberto para feedbacks, por isso estabeleça conversas francas com a sua equipe e se achar que agiu de forma errada, peça desculpas, mostre que assim como todos da equipe, você está sempre disposto a evoluir.

Alguns problemas são mais frequentes em determinadas posições ou área, porém a forma de lidar com essa situação deve ser a mesma em qualquer tipo de empresa. Antes de demitir um funcionário, analise com cautela qual foi o seu erro, verifique a punição adequada de acordo com os valores e forma de agir da corporação. Algumas empresas tem o hábito de advertir verbalmente, depois advertir com suspensão e, se mesmo assim o erro persistir, demitir o funcionário.

Preste atenção para saber analisar a falha ocorrida. Alguns problemas devem ser cortados pela raiz para evitar que todo o trabalho realizado com a sua equipe seja colocado em risco. Claro que só o tempo e a experiência ajudarão a escolher a melhor forma de lidar com a situação, mas em caso de dúvidas procure um superior imediato ou alguém de confiança dentro da empresa para conseguir tomar uma decisão assertiva.


Confira também: Ética, gestão e liderança eficaz


Modelos de Curriculum Vitae (Downloads Gratuitos)

Currículo, emprego e cursos certificados

As 10 pinturas mais famosas do mundo