5 Coisas que um líder deve evitar

5 Coisas que um líder deve evitar





Atualmente o relacionamento próximo entre os gestores e seus funcionários é algo muito comum. Mesmo assim, não importa quão amigo você seja de seu subordinado, há certas coisas que um líder nunca deve dizer à sua equipe no ambiente de trabalho.



Confira abaixo cinco delas e evite os assuntos que podem te prejudicar perante seus colaboradores:



1) Não exponha seus funcionários

Evite ao máximo contar para outra pessoa de sua equipe algo que um funcionário lhe falou anteriormente. Ainda mais se for algo confidencial. Se você o fizer irá destruir a confiança que seus funcionários sentem por você, além de ser desrespeitoso e eliminar suas chances de liderar uma equipe. Essas dicas são de Jeri Denniston, consultora de gestão estratégica do Haines Centre for Strategic Management.

2) Você já é o líder. O que mais quer provar?

Dizer a seus funcionários como você é inteligente precisa acabar. Funcionários veem os chefes que apresentam esse comportamento como pessoas arrogantes e condescendentes. ''Isso desmotiva e diminui o engajamento e a produtividade'', disse Maynard Brusman, executivo e consultor em psicologia na Working Resources.

3) Evite falar sobre seus desentendimentos no trabalho

Às vezes é mais apropriado manter sigilo sobre determinados assuntos, afinal os funcionários não devem e nem precisam ficar sabendo de tudo o que acontece dentro da empresa. Quando se tratar de algum desentendimento entre você e outro gerente pense muito bem antes de sair divulgando suas discórdias sem necessidade para a sua equipe de trabalho. Você vai deixar os funcionários confusos e inseguros mostrando que você está em conflito com outro gerente da empresa.

''Um líder nunca deve informar os empregados sobre quaisquer divergências ou questões pessoais entre a equipe de gestão. Falar mal de seus companheiros ou de seu chefe é um suicídio político'', disse Barb McEwen, técnico executivo e estrategista organizacional da 20/20 Executive Coaching Inc.

4) Um líder não se impõe sem necessidade

''Faça o que eu mandei, pois eu estou no comando''. Segundo Joel Garfinkle, fundador da Garfinkle Executive Coaching, a pior coisa que um chefe pode fazer é se impor e mostrar autoridade usando o próprio cargo como justificativa para dar ordens em alguém. ''Isso é se aproveitar do seu título e posição na empresa. Você pode não conseguir fazer com que seus funcionários trabalhem da forma que você quer simplesmente por causa de suas imposições'', disse Garfinkle.

5) Não conte seus altos e baixos

''Para ser um líder eficaz, você precisa colocar de lado o seu humor, suas dúvidas e argumentos de manhã com o cônjuge, a fim de se concentrar e manter sua equipe focada em atingir os objetivos da empresa'', disse Tricia Scudder, fundadora da Executive Coaching Group.

Como você deve ter notado, os erros mais ''imperdoáveis'' no mercado de trabalho são cometidos rotineiramente nas empresas mundo afora. Mas não se preocupe em se lembrar de todas as gafes mencionadas acima, apenas use o bom senso para definir o que é necessário chegar aos ouvidos de seus funcionários e o que é desnecessário ou até mesmo prejudicial para a equipe. Boa sorte!


Confira também: Equipe: Como entrosar e distribuir funções