Qual imagem o seu empreendimento está passando?

Não existe receita mágica para ter sucesso como empreendedor. É preciso muito trabalho e dedicação para conseguir o sucesso do seu empreendimento. Conhecimento é uma arma poderosa, ousadia e coragem são requisitos básicos para quem deseja empreender.


Confira também: Saiba se você é um profissional estratégico


Qual imagem o seu empreendimento está passando?



As empresas podem apresentar algumas posturas frente ao mercado, que nem sempre condizem com a imagem que elas gostariam de representar. Existem empresas que se demonstram amigáveis, outras adversas, algumas optam por serem burocráticas ou, ainda, competitivas.

Conheça cada postura e veja qual tem maior identificação com o seu empreendimento. Analise o lado negativo e positivo de cada uma e crie estratégias para mudar essa imagem, se preciso.

Empresa Burocrática: É aquela organização que não consegue ter uma relação eficiente com o mercado, e se preocupa excessivamente em organizar e controlar os fluxos e processos sem colocá-los em prática. Torna-se uma empresa sem expressão, já que não consegue atender o mercado.

Empresa Adversa: É aquela empresa que não consegue se colocar no mercado e ter uma postura eficiente, tanto em relação à organização interna quanto ao mercado. Isso faz com que esse tipo de empresa fique deslocadas do mercado, impedindo o seu crescimento e evolução.

Empresa Amigável: Quando a empresa consegue vender a sua imagem de forma positiva, mas não consegue sustentar os prazos por falta de controle interno. Ex: A empresa que vende e não entrega dentro do prazo. Ou oferece um produto e entrega outro.

Empresa Competitiva: Essa é a postura esperada. A empresa consegue ser competitiva e ter o foco no mercado, sempre mantendo os processos internos bem administrados. As estratégias devem atender e favorecer as negociações e o crescimento.


Foco na gestão


Toda empresa passa por momentos complicados, por crises, mas, com um planejamento eficiente e uma estratégia bem elaborada, é possível dar a volta por cima e garantir o sucesso do empreendimento.

Para garantir o sucesso empresarial, as organizações devem criar estratégias para atender o mercado de forma positiva, satisfazendo seus objetivos e os de seus clientes. Um ponto importante é a administração dos recursos internos, por isso, reconhecer os pontos fortes ajuda a desenvolver ações que contribuem para o crescimento do empreendimento.

As empresas nascem, crescem, evoluem e durante todas as etapas vão se relacionar com o mercado. O seu reconhecimento vai depender da postura adotada. Ser competitivo é, hoje, essencial para o sucesso de qualquer empreendimento.

Uma gestão eficaz deve estabelecer a integração entre todas as áreas da empresa, de forma que coloque em prática o planejamento e seja orientada dentro de uma estrutura organizada de recursos e capital humano.

A presença de um líder é essencial para coordenar os profissionais e controlar as ações com foco nos objetivos traçados.


Confira também: 10 Atitudes que promovem o equilíbrio na gestão