Dicas para fidelizar clientes

4 Dicas para fidelizar clientes


Quando o assunto é fidelizar clientes, muitas perguntas devem ser respondidas. Como conseguir oferecer um serviço que atenda às necessidades dos clientes? Como mantê-los satisfeitos? Qual a importância de manter os clientes satisfeitos para a organização?

O que todos sabem é que se o cliente não sentir confiança e não estiver satisfeito, vai mudar para a concorrência, sem pensar duas vezes.



Confira também: Técnicas de vendas: Como fidelizar clientes 2.0
Confira também: Melhore seu relacionamento com o cliente


Importância de fidelizar clientes

A empresa deve ter uma política e valores que sejam conhecidos por todos, principalmente pela sua equipe e condizente com as ações realizadas.

Estabelecer parâmetros para conseguir atender os clientes de acordo com o esperado e manter um padrão de alta qualidade é fundamental para fidelizar clientes.

A comunicação é um dos fatores mais importantes para tornar a experiência do cliente saudável e estabelecer um relacionamento sustentável. É importante perceber o impacto que a filosofia da organização causa nos relacionamentos com os clientes e procurar manter uma reputação estável ao longo do tempo.

Alguns clientes priorizam uma marca, ou uma empresa de prestação de serviços, pelo compromisso demonstrado. Tal atitude, muitas vezes, torna-se um diferencial competitivo, responsável por fidelizar clientes.

É difícil manter o padrão e o compromisso de longo prazo com os clientes, isso porque é muito fácil que ocorra uma deterioração do relacionamento quando a empresa passa a ter dificuldades na gestão dos relacionamentos.

É preciso observar diferentes parâmetros como vendas, prestação de serviços, atendimento, suporte pós-vendas, enfim, tudo o que envolve o relacionamento com o cliente, para conseguir compreender qualquer insatisfação que ele venha a demonstrar.


4 Cuidados fundamentais para fidelizar clientes


É preciso cuidar muito bem de alguns parâmetros para conseguir estabelecer um relacionamento de qualidade e fidelizar clientes. Por isso, cuidado especial com:

Comunicação: A comunicação da organização deve ser unificada, ou seja, todos os envolvidos devem conhecer as soluções e as políticas que envolvem os clientes. Para que as ações fluam melhor, é preciso que exista também autonomia, para que cada profissional consiga negociar e oferecer as melhores soluções sem ter que ficar dependendo do gestor.

Processos: Dominar os processos é essencial para oferecer os melhores caminhos para os clientes.  Todos os departamentos devem conhecer o fluxo dos processos, para saber orientar melhor o cliente, assim como aprender a priorizar certas situações.

Vendas: A equipe de vendas deve ter respaldo dos outros setores, para conseguir manter o cliente ativo. É preciso ter incentivo e respeito pela equipe de vendas. O sucesso de uma empresa pode ser medido pelas vendas.

Pós-Vendas: Só vendas em grande quantidade não é suficiente! Para fidelizar clientes, além de vender, a empresa deve ser capaz de entregar o serviço ou produto com qualidade, cumprir prazos prometidos, manter uma instalação rápida e adequada e dar um bom suporte pós vendas.

Estabeleça processos coerentes com todas as necessidades dos clientes e conquiste sua lealdade.


Confira também: Atendimento ao cliente: 5 Atitudes fundamentais

Confira também: Vendas: Qualificando os clientes e a equipe