Como conciliar emprego e faculdade

Como conciliar emprego e faculdade


Organizar a vida profissional simultaneamente com a faculdade é uma tarefa que exige demais dos jovens.

Conciliar as duas tarefas pode ser essencial para o seu desenvolvimento profissional. Não é preciso ficar desesperado, porém, é importante ter organização e muita disciplina para alcançar resultados extraordinários.



Por que trabalhar na época da faculdade pode contribuir para o desenvolvimento profissional?

Nem todos conseguem vivenciar a vida universitária com exclusividade, porém, ter a oportunidade de trabalhar enquanto adquire-se conhecimentos científicos tem muitos pontos positivos, especialmente para o desenvolvimento profissional.

Quem trabalha na área escolhida pode colocar em prática o conhecimento adquirido e aproveitar para esclarecer as dúvidas que surgem no cotidiano.

Outro fator interessante é que, no geral, todos que trabalham tem a oportunidade de construir uma ampla rede de contatos enquanto realiza ambas atividades. Tais redes são importantes tanto para a evolução quanto para a permanência no mercado.

Ser responsável e evitar misturar os canais em ambos os ambientes é uma característica que demonstra positivamente a conduta do jovem. Seja na faculdade ou no ambiente de trabalho, estamos sempre sendo observados e são nossas condutas que nos ajudam a construir uma vida profissional estável e de sucesso.

Todos, incluindo líderes, colegas de trabalho, colegas da faculdade, corpo docente e demais indivíduos envolvidos nesses processos, podem ser um futuro contato ou ponte de ligação com um futuro emocionante. Estabeleça bons relacionamentos, pois eles serão fundamentais para seu desenvolvimento profissional e pessoal.


Como melhorar o desempenho acadêmico


Já sabemos que existem pontos positivos em trabalhar e estudar simultaneamente. Agora, veja  algumas dicas para melhorar o desempenho e ter destaque nos dois universos:

1 – Estabeleça uma programação para estudo incluindo, principalmente, os dias em que não tem aula. O tempo pode variar de acordo com a sua facilidade ou dificuldade em cada disciplina. Valorize mais aquela disciplina em que você tem alguma dificuldade.

2 – Sempre que um professor marcar um trabalho ou pesquisa, procure agilizar e preparar com antecipação. Dessa forma, você consegue ficar livre, caso surja algum imprevisto, como um trabalho de última hora, uma prova repentina ou compromissos não programados no trabalho.

3 – Para favorecer seu desenvolvimento profissional, tenha disciplina e mantenha a sua programação sempre ativa para não perder o ritmo ou seu planejamento virar uma confusão.

4 – Organize o material das disciplinas. Tenha uma pasta para cada uma delas, ou use uma pasta sanfonada e anexe todo o material de forma organizada. Assim, sempre que for preciso procurar um material, você não vai perder tempo.

5 – Preste atenção ao máximo durante as aulas. Participe, esclareça dúvidas e procure entender o conteúdo que está sendo explicado, pois assim fica muito mais fácil a sua preparação quando chegar o período de provas. Aproveitar ao máximo cada momento de aprendizado é importante para o desenvolvimento profissional e pessoal.

6 – Não use a faculdade como desculpa para faltar ou chegar atrasado ao seu trabalho. Claro que existem exceções, como uma viagem técnica, a apresentação do TCC, enfim, para que isso não interfira no desenvolvimento profissional, tenha bom senso e, ao precisar se ausentar, tente negociar de forma responsável com seu chefe.

7 – Estudar durante o expediente de trabalho vai depender da disponibilidade e da cultura organizacional. Nem todas as empresas toleram esse comportamento. Cuidado para não prejudicar seu desempenho profissional!

8 – Algumas empresas adotam um horário especial de trabalho em semana de provas, mas isso não é obrigação da empresa. Observe e use a comunicação como uma ferramenta para negociar essas situações.


Confira também: Como adquirir horas extra-curriculares



Não existem regras definidas, mas o bom senso e o jogo de cintura são fundamentais para um bom resultado final, tanto na universidade quanto dentro da organização com a qual você se comprometeu.