Como manter o fluxo de inovação contínuo

Como manter o fluxo de inovação contínuo


Diante da concorrência acirrada, não basta uma organização criar estratégias para inovar, ela precisa manter um fluxo de inovação constante, como base da sua estrutura organizacional. E tal iniciativa nasce do estímulo e da criação de processos que realmente tornem a inovação uma característica competitiva do empreendimento.


Importância da inovação

Manter o fluxo de inovação é trabalhoso, requer consciência da realidade do mercado e dos seus concorrentes, assim como o uso de ferramentas que viabilizem tal estrutura. Todo empreendedor deve realizar análises críticas do que foi realizado para agregar valor à empresa.

O conhecimento é um diferencial competitivo que ajuda a fortalecer o trabalho da equipe e proporciona melhorias na organização, com foco na excelência. Motive seus funcionários em busca de conhecimento.

O uso de ferramentas, como o PDCA, deve ser incentivado entre todos os colaboradores, para motivar o crescimento organizacional de forma profissional. Ações motivacionais podem ser utilizadas para estimular os profissionais.

A trajetória da empresa deve ser constituída de um fluxo de inovação contínuo. Para tornar isso possível, é preciso criar um ambiente tranquilo para que as equipes desenvolvam seus trabalhos com confiança, respeito e admiração.


Confira também: O que é PDCA e como utilizar com foco na inovação


Como melhorar o fluxo de inovação

A análise das inovações pode reunir questionamentos como:

  • Que mudanças foram implantadas e quais geraram um resultado positivo?
  • Como as inovações estão sendo percebidas pelos colaboradores?
  • Quais os pontos fortes e fracos das inovações?
  • Quais os aprendizados gerados com a inovação?
  • Como é possível melhorar o processo de inovação?

Mas, como incentivar a inovação para manter seu fluxo contínuo? Algumas atitudes do líder e estratégias corporativas são fundamentais:


1. Uma empresa que incentiva a segurança emocional dos seus profissionais tende a sair na frente, com ideias e inovação. O medo de errar é um dos principais obstáculos quando falamos no fluxo de inovação contínuo, um grande entrave no aprendizado corporativo.

2. É importante que a empresa elabore um processo de gestão de conhecimento, para que todo o conhecimento gerado seja compartilhado entre todos. A discussão das ideias e conhecimentos construídos é outro ponto importante.

3. Para divulgar os trabalhos, é possível criar um quadro de avisos referente às inovações que estão sendo realizadas, ou divulgar em reuniões periódicas. Destacar os colaboradores envolvidos e os resultados alcançados é sempre motivador.

4. O líder, junto com a sua equipe, deve manter um boa comunicação para conseguir avaliar se as ações que estão sendo realizadas realmente oferecem pontos positivos ou negativos e quais as ações corretoras que podem ser aplicadas para melhorar determinados processos. Conhecer diferentes pontos de vista e sugestões dos colaboradores ajuda muito na melhoria.