+A +/- -A

Explosão na França deixa ao menos 30 pessoas feridas durante evento

Explosão na França deixa ao menos 30 pessoas feridas durante evento


Atualizado em abril de 2017


Pelo menos 30 pessoas ficaram feridas, 18 em estado grave, depois de uma explosão acidental durante um evento conhecido como "Carnaval Amarelo", em Villepinte, a cerca de 40 quilômetros de Paris, neste sábado (1).


Centenas de pessoas, incluindo famílias, a prefeita da cidade e outras autoridades locais, se reuniram para o evento anual que marca a chegada da primavera. Eles aguardavam para assistir ao acendimento do tradicional boneco de madeira, apelidado de "Sr. Carnaval", que media cerca de sete metros de altura. Quando um dos organizadores acendeu o pavio, a explosão aconteceu.

De acordo com testemunhas, muitas pessoas foram atingidas pelos detritos que voaram da explosão, especialmente quem estava sentado no chão. Pelo menos uma criança ficou ferida com gravidade. Testemunhas disseram ainda ter visto "um homem com o braço quebrado" e "uma criança com o rosto ensanguentado". A prefeita de Villepinte, Martine Valleton, foi atingida na perna direita.

Muitos pais, em pânico, corriam em torno da fogueira procurando seus filhos.

Segundo Nathalie Crespin, porta-voz do Corpo de Bombeiros de Paris, as crianças feridas teriam entre dois e 14 anos "Muitas foram feridas no rosto e todas estão hospitalizadas em Villepinte".

Espectadores foram atingidos por pedaços de madeira pegando fogo e sofreram queimaduras de primeiro grau.

Crespin confirmou 18 feridos em estado grave, sendo cinco em situação crítica. Ela afirmou também que a gasolina usada para acender o fogo foi, aparentemente, manuseada de forma errada, causando a explosão acidental.

A França está em estado de emergência depois dos ataques terroristas dos últimos anos, mas as autoridades disseram que não há sinais de este tenha sido um incêndio criminoso ou terrorismo.