+A +/- -A

Novo golpe no WhatsApp diz mostrar quem adicionou você

Novo golpe no WhatsApp diz mostrar quem adicionou você


Atualizado em janeiro de 2017


Mais de 260 mil brasileiros caíram em um novo golpe que está circulando no WhatsApp, somente na primeira semana de 2017. Conforme a fabricante de antivírus PSafe, o ataque ocorre apenas em telefones com Android e oferece uma suposta nova função que permite ao mensageiro revelar quais pessoas adicionaram o número do usuário na agenda de contatos.

Contudo, em troca ele exige que o dono do número do celular compartilhe a novidade com outras pessoas usando o app e baixe outros aplicativos. É desta forma que o golpe se espalha. As próprias vítimas disseminam o vírus, já que para ter acesso a falsa novidade é preciso que a pessoa compartilhe o link com pelo menos 10 amigos ou cinco grupos diferentes. Ao fazer isso, o objetivo final não é atingido. Ao invés disso a vítima é levada a uma página com as informações de como liberar a função, que inclui o download de outros aplicativos.


Os programas baixados pelo golpe não são necessariamente maliciosos. Contudo, este passo é obrigatório para ''conseguir a nova função'' para que os criminosos ganhem dinheiro com cada vez que um software é baixado usando este método.

Para evitar cair neste tipo de golpe é importante que o usuário tenha um bom antivírus instalado e atualizado em seu telefone e computador. Vale ressaltar que quando o WhatsApp libera um novo recurso, para usufruir do mesmo não é necessário compartilhar nenhum link com os demais usuários. Desconfie sempre quando esta atividade for solicitada.