+A +/- -A

Falta de compreensão, romance e atenção estão entre causas da traição

Falta de compreensão, romance e atenção estão entre causas da traição



Escrito pela Colunista Mirian Goldenberg


Perguntei para 1.279 homens e mulheres: "O que é mais importante no casamento?". A resposta número um foi fidelidade. Mas, apesar dessa valorização, 60% dos homens e 47% das mulheres disseram que já foram infiéis.


As mulheres mostraram estar muito insatisfeitas com os seus casamentos na pesquisa. Na enorme lista em que elas descreveram os defeitos de seus maridos, como mostrei no livro "Por que homens e mulheres traem?", estão itens como falta de intimidade, de conversa, de escuta, de atenção, de beijo na boca, de romance, de elogios, de reconhecimento etc. Muitas afirmaram que "falta tudo" e que foram infiéis "por vingança".

Já os homens falaram, basicamente, de falta de compreensão, de carinho e de bom humor, como disse um engenheiro de 49 anos:

"Eu gostaria que a minha esposa fosse a minha melhor amiga e a minha única amante. Mas, depois do nosso segundo filho, ela abdicou de ser mulher para se transformar em mãe em tempo integral. Ela vive reclamando que não tem tempo para nada e que eu não ajudo em casa. Está sempre insatisfeita, cansada e irritada. Não foi por acaso que eu encontrei alguém que é tudo o que eu gostaria que a minha esposa fosse: compreensiva, carinhosa, amiga, amante, leve e divertida".

Para muitas mulheres o problema não é a falta de amor e de sexo no casamento. Uma atriz de 57 anos disse que a motivação para ser infiel foi "o desejo de ser desejada".

"Sou casada há 29 anos e todos acham que somos um casal perfeito. Mas meu marido me critica o tempo todo, parece que tem prazer em destruir minha autoestima. Tenho a sensação de que ele não reconhece o meu valor e não me enxerga mais como mulher. Eu me tornei invisível para ele. Cheguei à triste conclusão de que tenho um amante só para provar a mim mesma que ainda sou bonita e atraente em uma sociedade que é cruel para as mulheres da minha idade. Meu maior desejo é ser desejada apaixonadamente pelo meu homem".

Ela acredita que o melhor antídoto contra a traição é se sentir reconhecida e valorizada, receber atenção e elogios do marido e ter a certeza de que é única e especial para ele.

"Será que o meu marido precisa saber que é traído para aprender a me valorizar como mulher e prestar mais atenção aos meus desejos?".