+A +/- -A

Conheça 5 cenários possíveis para a Terceira Guerra Mundial

Conheça 5 cenários possíveis para a Terceira Guerra Mundial


O panorama internacional apresenta diferentes focos de conflitos armados, que podem se intensificar até fazerem explodir uma Terceira Guerra Mundial.

* Na imagem, hospital em Aleppo, na Síria, atingido por bombas em outubro de 2016

O desenvolvimento técnico-militar das últimas décadas faz com que a possibilidade de uma guerra coloque o planeta em risco de destruição. Segue abaixo um panorama das zonas em tensão militar, onde poderia começar a próxima grande guerra.


Mar da China Oriental: é alvo de um conflito territorial entre China e Japão. Se iniciada uma guerra entre as duas potências, os EUA interviriam, dadas suas obrigações de proteção mútua com o Japão.

Índia e Paquistão: disputam o território de Cachemira. Pequenos focos belicosos já estouraram em suas fronteiras. Ambos os países possuem um poderoso arsenal atômico.

Coreia do Norte: o discurso provocador de seus líderes e seu famoso programa de desenvolvimento nuclear ameaçam constantemente o surgimento de um conflito armado com as potências ocidentais.

Guerra na Síria: iniciada em 2011, a guerra civil já inclui diversos países do primeiro mundo. A participação do exército americano causaria conflitos graves com a Rússia e Turquia, país membro da OTAN, o que poderia desencadear uma guerra global.

Países bálticos: a região é cenário de vários conflitos há décadas. Especialistas acreditam que, apesar do crescimento da presença da OTAN na região, atualmente é pouco provável que Washington esteja interessada em fazer explodir uma guerra.