+A +/- -A

Use mais sua imaginação como Walt Disney

Use mais sua imaginação como Walt Disney


O foco de muitas discussões sobre resultados e metas em muitas corporações é saber usar a criatividade a favor dos negócios. Utilizá-la vai muito além da teoria, deve existir encantamento e imaginação para trazer uma ideia que possa mudar um contexto, uma empresa e, até mesmo, uma época.

Imaginação e otimismo são duas características poderosas que quando combinadas com desprendimento e alegria de viver produzem um estado mental que contagia e impulsiona o sucesso. Assim era Walt Disney, produtor cinematográfico, cineasta, diretor, roteirista, dublador, animador, filantropo e co-fundador da The Walt Disney Company.

De acordo com Maristela Guimarães André, consultora do Instituto de Desenvolvimento da Consciência Empresarial, Walt Disney não era muito apegado ao dinheiro, para ele o dinheiro era apenas o recurso necessário para desenvolver seus projetos. Seu lema: ''continue seguindo em frente'' (keeping moving forward), era a resposta para as dificuldades, ou seja, trabalhar e continuar trabalhando, sempre motivado por um sentido maior que era comunicar através da arte dos desenhos e dos filmes a magia do mundo encantado da infância e que existe dentro de cada um de nós.


Com um agudo senso de educação, Walt Disney foi inovador ao ampliar as possibilidades da animação no cenário da arte cinematográfica, porém mais do que isso, por meio dos filmes e dos desenhos abriu nossa visão para a natureza e a vida dos animais despertando nossa sensibilidade para a importância de se preservar a herança ambiental do seu país, e também de aprendermos a reconhecer a beleza na natureza da vida dos animais.

''As personalidades humanas são travestidas em graça, inteligência e humor nas peripécias de um camundongo e seus companheiros, os imaginários dos contos de fadas, através das criações de Walt Disney, povoam a mente de inúmeras gerações no mundo inteiro, revelando a linguagem universal das emoções e dos sentimentos, sem perder de vista a aventura e o mistério que temperam nossa aprendizagem desde os primeiros passos'', afirma Maristela.

Walt Disney foi, sem dúvida, uma das pessoas, mais importantes do século XX, pois nos ensinou que a vida pode ser vivida com a pureza da infância e a beleza dos sentimentos nobres dos contos de fada. ''Ele ensinou que no nosso eterno caminho de desenvolvimento podemos sonhar como princesas e príncipes encantados, crescer e aprender com os lobos, voar como um pequeno elefante, viver a magia de cada instante, sem perder de vista o que é mais importante, ou seja, sabermos escolher o que é melhor para nós mesmos'', explica a especialista.

Afinal, é essa a experiência que o mundo da Disney se propõe a oferecer desde o seu início até os dias de hoje, e é essa experiência que cada pessoa, jovem, criança, adulto, idoso, busca encontrar na Disneylândia.

Ainda segundo Maristela, Walt Disney foi criativo ao nos mostrar que empreender sonhos e experiências de alegria e contentamento não é uma tarefa fácil, é preciso cultivá-los diariamente com a disposição de enfrentar os desafios com a simplicidade de uma criança e encarar o trabalho como uma força que nos impulsiona continuamente para frente e para o melhor.