+A +/- -A

Saiba o que evitar nos e-mails corporativos

Saiba o que evitar nos e-mails corporativos


O envio de mensagens eletrônicas tornou a comunicação no ambiente corporativo mais dinâmica e simples. Porém, ao ser utilizado em todas as ocasiões, este tipo de recurso também pode causar problemas e criar situações de estresse.

Para o coaching de carreira Edgar França, o estresse ocorre porque muitas vezes o que é escrito nem sempre é bem interpretado pelo receptor, por isso é importante ficar atento aos momentos onde uma conversa informal é mais apropriada. ''Não importa o quão íntimo você é dos seus colegas de trabalho, é preciso filtrar o que deve ser escrito por e-mail. Lembre-se, qualquer coisa que enviar pode repercutir de forma negativa se alguém não entender o contexto da mensagem, principalmente quando se trata de um assunto delicado'', explica.


Confira também: 8 Maneiras interessantes de usar o celular


Mensagens no momento certo

Enquanto conversas eletrônicas são convenientes, algumas circunstâncias requerem um telefonema ou um papo pessoalmente. França indica 5 situações que se deve evitar a troca de e-mails.

1. Desentendimentos

É mais fácil perder as estribeiras sobre um teclado, escrever coisas que nunca diria e piorar uma situação de desavença. Ao identificar um possível desentendimento com um colega, prefira conversar off-line para ser mais eficiente, assim a probabilidade da questão ser resolvida de forma satisfatória é maior.

2. Análises e críticas

Faça breves comentários, evite análises muito extensas e prolixas via e-mail. As pessoas são ocupadas e geralmente não têm tempo para ler minuciosamente todo o conteúdo.

3. Afirmações equivocadas

Se você tem dúvida em relação a algum processo, não passe para frente uma informação equivocada, isso deve ser evitado principalmente por e-mail: ao escrever algo incorreto, acaba deixando um rastro que os outros podem facilmente usar contra você, já que o conteúdo é armazenado e acessível, em teoria, para sempre.

4. Demissão

Jamais peça demissão ou discuta sobre uma possível saída por e-mail, essa atitude não é profissional e pode detonar o networking construído ao longo da sua estadia na empresa.

5. Pedir um aumento ou promoção

Discussões sobre desempenho, especialmente no contexto de pedir um aumento ou promoção, devem ser realizadas pessoalmente. Após a conversa, o e-mail pode ser usado para acompanhar o status da sua solicitação ou agendar uma nova reunião para discutir o assunto.