+A +/- -A

Saiba negociar um aumento salarial ou conquistar uma promoção

Saiba negociar um aumento salarial ou conquistar uma promoção


Quando se trata de remuneração e promoção é normal querer sempre mais, afinal o sucesso financeiro está atrelado a outras diversas realizações pessoais.

Para as organizações o assunto de cargos e salários envolve inúmeras questões e para que alguma mudança ocorra, diversos pontos são levados em consideração, como: desempenho, participação, relacionamento, forma de trabalho, entre outros.

Obter mais reconhecimento, ter chances de crescimento e ser mais bem remunerado é o desejo de todo profissional, mas será que existem maneiras mais eficazes para alcançar estes objetivos? Eduardo Ferraz, consultor em gestão de pessoas explica: ''O caminho mais seguro para você ganhar mais ou ser promovido é se destacar em seu ramo de atividade. Não existe milagre, mas há maneiras de acelerar o processo.''.


Confira também: Final de expediente? Hora de mostrar diferença!


O consultor ainda formulou algumas dicas importantes para auxiliar profissionais que buscam uma negociação salarial ou recolocação. Confira:


1. Autoconhecimento: É fundamental ter conhecimento de suas potencialidades, só assim é possível usá-las a seu favor e em prol da organização. Esta competência é cada vez mais valorizada, pois transmite segurança, destreza, além de indicar os melhores caminhos para se tomar mediante as diversas situações cotidianas. Na hora da negociação conhecer o que se pode fazer e saber como agir contará e muito!

2. Apareça: Mostre suas capacidades estratégicas e seus feitos, é importante saber qual a importância de suas ações dentro da organização e quais foram os resultados diretos e indiretos que você ajudou a alcançar. Números, gráficos ou outras informações objetivas são sempre ótimas opções para indicar e evidenciar performances. Dê sugestões, aponte problemas já indicando resoluções, seja visto.

3. Aguarde o melhor momento: Não seja ansioso, saiba contextualizar os momentos, entenda a situação que a empresa passa, saiba quais as melhores formas de abordar seu gestor, fique atento as oportunidades. Além de saber o momento certo, é preciso ter convicção de que seus argumentos são fortes, estude, escreva, convença a si próprio que seu aumento e/ou promoção é imprescindível.

4. Colabore: Saiba ser um profissional pró-ativo, não seja apenas mais um funcionário, torne-se um colaborar, ajude a resolver problemas e outras pendências. Saber trabalhar em equipe e buscar objetivos integrando departamentos pode ser um excelente diferencial.

5. Mantenha o equilíbrio: Tenha estabilidade emocional, saiba ouvir ''nãos'' e enfrentar desafios, estas competências são importantes para todo profissional, e torna-se imprescindível quando em busca de recolocações. Conhecer suas limitações, seu talento e saber controlar a ansiedade o deixarão mais preparado para toda e qualquer negociação.