+A +/- -A

Agressividade afeta sua imagem no ambiente de trabalho

Agressividade afeta sua imagem no ambiente de trabalho


O ritmo de trabalho está cada vez mais acelerado e você sente que, a cada dia, sua agenda engorda com tantos compromissos. Para conciliar tudo, seu nível de estresse parece estar saindo dos padrões...

Diante desse quadro, você pode achar natural e justificável o comportamento agressivo dos últimos dias, "soltando o verbo" em algumas situações para extravasar. O quadro parece bem real? Cuidado! Lembre-se que a agressão verbal pode prejudicar e muito sua imagem no ambiente de trabalho.


Confira também: 9 Sinais de um ambiente de trabalho ruim


Respeito é essencial

Chefe, subordinado, dono da empresa... não importa a posição na hierarquia! A postura diante dos colegas de equipe é sempre indicada para quem quer viver bem no ambiente de trabalho. Afinal, respeito é bom e todo mundo gosta, certo? Então, dê o exemplo!

Avalie o seu comportamento e inverta as posições. Quem afinal encara bem ser ofendido? Por isso mesmo, evite o desgaste de sua imagem. Trabalhar horas em um mesmo local exige uma convivência saudável, já que um ambiente positivo faz toda a diferença.

Caso enfrente uma situação de "divergência" com alguém, a melhor alternativa é evitar explosões e caprichar nos argumentos. Analise seus pontos de vista e exponha-os de forma estratégica. Os resultados serão bem melhores.

Analise sua habilidade em lidar com pessoas. Talvez esta seja uma deficiência que deva ser trabalhada, para que você possa conquistar novos patamares em sua carreira. Pense nisso e opte por um treinamento nessa área, caso julgue necessário.

Chefe explosivo?

Se você tem assistido repetidas vezes às explosões do seu chefe, procure se isolar da irritação e frustração que a experiência lhe causa e olhe os fatos por outro foco. Afinal, é a imagem dele que acaba desgastada, perdendo "a moral" ao esbravejar sempre pelos mesmos motivos.

Pior ainda: o comportamento do chefe irritado pode levar sua equipe a substituir o esperado respeito pelo medo. O que é ainda mais complicado, gerando distanciamento e perda de vontade dos subordinados em participarem com ideias, sugestões ou com o próprio desempenho no trabalho.

Sendo assim, o caminho é perigoso. Sente-se irritado? Comece então agora a respirar fundo e refletir sobre seu comportamento no ambiente de trabalho.