+A +/- -A

Saiba o que é PDCA e veja como utilizar com foco na inovação

Saiba o que é PDCA e veja como utilizar com foco na inovação


Conduzir mudanças e alterações no ambiente corporativo exige responsabilidade e ferramentas que de fato contribuam para a melhoria, tornando tais inovações parte do processo prático e permanente na organização.

Estimular o desenvolvimento de ideias inovadoras deve ser parte da estratégia corporativa e o PDCA pode ajudar nessa empreitada.



O que significa PDCA?

O PDCA é uma ferramenta, cuja sigla vem do inglês Plan, Do, Check, Act, que significa planejar, fazer, checar e agir, porém, muitos adaptam a tradução para Planejar, Desenvolver, Controlar e Aprender para que haja uma correspondência com a sigla.

O ciclo PDCA ajuda a criar uma sequência de passos e estruturas para guiar a organização diante de processos de melhorias e inovações. Cada etapa tem a sua função nesse processo:

Planejar: O planejamento é a parte principal de qualquer projeto de melhoria ou inovação. Nessa etapa é importante refletir sobre os objetivos; quais os conhecimentos que a organização domina e o que é preciso aprender para implantar qualquer modificação proposta; como devem ser realizadas as modificações, onde, quando e quais profissionais serão necessários.

Desenvolver: O desenvolvimento é a etapa que conduz o plano de acordo com o planejamento.

Controlar: Para conseguir analisar os resultados do desenvolvimento é preciso controlar, coletar dados e mensurar para conseguir verificar e concluir se o projeto está saindo conforme o que foi definido.

Aprender: Após as conclusões do controle, é hora de definir o que é preciso aprender e quais mudanças devem ser realizadas em cada etapa, com a finalidade de melhorar os resultados.

Para que serve o PDCA na inovação?

Empresas que não têm o habito de inovar tendem a ficar à mercê dos clientes e fornecedores, perder espaço ou, ainda, não sobreviver no mercado competitivo, devido ao não acompanhamento da concorrência. Manter a competitividade no mercado globalizado é vital.

Para inovar é preciso destacar algumas características, como coragem e determinação, além da criação de processos bem elaborados que contribuam significativamente para os resultados. Antes de começar a usar o PDCA, é preciso ter algum conhecimento sobre sua teoria e aplicação.

A melhoria no uso do PDCA vem com a prática. O seu uso implica desvendar quais são as atividades que estão prejudicando o desenvolvimento corporativo, assim como descobrir quais processos e a melhor forma de inovar.

O processo de inovação deve ser bem gerenciado e requer uma estrutura organizada, para que as modificações impostas sejam realmente produtivas.

Algumas empresas procuram centralizar ideias e organizar a elaboração de projetos nas mãos de uma equipe de colaboradores, para que eles possam ajudar a orientar todas as mudanças estabelecidas, criar diretrizes e divulgar o trabalho do grupo.


Confira também: Dicas para manter o fluxo de inovação contínuo