+A +/- -A

5 Dicas para impulsionar sua equipe

5 Dicas para impulsionar sua equipe


É mesmo um desafio encontrar artifícios e mecanismos para manter uma equipe motivada! Mas, para um líder apaixonado e que ama o seu trabalho esse é só mais um desafio que se supera com criatividade e empenho!

Curiosidade, confiança, otimismo, gratidão e capacidade para gerenciar imprevistos devem fazer parte do dia a dia de um líder que sempre busca impulsionar sua equipe e alcançar melhores resultados.


Confira também: Uma equipe é reflexo de seu líder


É possível sobreviver sem motivação?



Se quiser resultados medíocres, deixe a sua equipe a ''Deus dará''! Mas, não reclame depois. Todo ser humano é movido por objetivos que funcionam como desafios!

As equipes de sucesso, seja em qual área for, sobrevivem ao mundo competitivo quando possuem a capacidade de inovar e buscar resultados diferentes, a cada nova etapa de desenvolvimento. E é papel do líder impulsionar sua equipe em busca da inovação.

Sim, pessoas nunca param de se desenvolver. É preciso ter um olhar atento para lidar com a mudança e demonstrar isso como algo positivo para a equipe.

Use até os momentos de transição como uma oportunidade para visualizar o futuro e dar um salto na carreira. A melhor maneira de passar por uma dificuldade é explorando e inventando formas de transformar a situação em uma alavanca.

Claro que existem possibilidades de erros, mas seguindo em frente e observando boas soluções é possível reduzir esse risco. Quando falta motivação, a equipe pode cair em uma rotina que gera descontentamento, por isso invista em conhecer as personalidades da sua equipe e buscar novidades para ''injetar'' e impulsionar sua equipe diariamente.


Dicas para impulsionar sua equipe


Algumas dicas ajudam a impulsionar sua equipe e favorecem mudanças positivas:


1. Curiosidade: Quem ocupa o cargo de líder deve estar pronto para ter uma conduta curiosa em relação a tudo. Busque imaginar como será o futuro, como poderá criar diferentes metas e como seus subordinados vão reagir a cada nova mudança. Busque sempre soluções criativas para situações inusitadas. Seja curioso e não pare nunca de buscar conhecimento e aplicá-los. Estimule sempre a curiosidade da sua equipe!

2. Relacionamento: Ao buscar criar formas diferentes para impulsionar sua equipe, esteja preparado para desenvolver um relacionamento transparente e forte com ela. Gerir tudo o que está acontecendo é importante para seguir em frente. Observe como os membros da equipe se relacionam e também como você está relacionando com eles. Confiança pode se a base para manter a equipe motivada.

3. Otimismo: Sabemos que não é possível ter bom humor sempre, mas manter um nível de otimismo influencia o processo de confiança dentro das equipes e tem relação direta com os resultados alcançados. Para melhorar os resultados é preciso apostar nesse quesito. O otimismo ajuda a desenvolver visão e foco, além de estimular a criatividade de todos.

4. Improvise: Esteja pronto para lidar com os imprevistos e contratempos de forma natural e espontânea. Nada de criar uma tempestade em um copo d'água. O verdadeiro líder sabe estimular seus subordinados e usar momentos ruins para motivar, impulsionar sua equipe e até alcançar uma visão diferente em grupo.

5. Gratidão: Demonstrar gratidão à equipe, não ter medo de elogiar, ser um pilar para tecer o processo de mudança é essencial para um líder de sucesso e para manter o ritmo motivacional de uma equipe.

É sinal de humildade e de grande maestria usar a gratidão e os elogios como estratégia para gerir os comportamentos dos membros e impulsionar sua equipe!


Confira também: Anticompetências: O que são e como evitar