+A +/- -A

8 hábitos que promovem o crescimento profissional

8 hábitos que promovem o crescimento profissional


Alguns profissionais não conseguem seguir em frente na sua carreira, passam despercebidos quando se trata de aumento, promoções ou inclusão em novos projetos.

Já parou para pensar que o seu comportamento pode estar contribuindo para que a sua carreira fique estagnada? Selecionamos 8 hábitos que podem favorecer seu crescimento profissional.


Confira também: Imagem & Carreira: Dicas de conduta


Condutas que influenciam no crescimento profissional



1. Divulgação: É importante se certificar de que seu gerente, superior e até os demais membros da sua equipe, saibam exatamente o que você está fazendo. Fazer o marketing em relação ao seu trabalho é essencial. Não adianta nada realizar um bom trabalho e não divulgar. Todas as futuras oportunidades e o progresso do seu trabalho tem relação com a sua performance.

Algumas organizações oferecem mecanismos e ferramentas de acompanhamento. Mas, caso a sua não ofereça, descubra uma forma de fazer essa divulgação, sem exagerar. Aproveite os diálogos e momentos de feedback para transmitir sua performance. Alguns líderes gostam de receber relatório sobre o que está sendo realizado. Observe o perfil do seu gestor e descubra a melhor forma de realizar essa ação.

2. Interação: Tente demonstrar disponibilidade para interagir com diferentes profissionais. Aprenda a ouvir a opinião de colegas e líderes sobre o seu trabalho, como algo natural na sua rotina. Evite ficar na defensiva, isso pode ser prejudicial e afastar os demais colegas, impedindo que existam interações significativas.

Para favorecer o crescimento profissional, é importante manter os relacionamentos saudáveis. Sempre que possível, contribua para a integração dos demais membros, novos ou antigos dentro da sua equipe.

3. Tomadas de decisões: Jamais tome uma decisão movido por sentimento ou no calor de uma situação. Procure estar calmo e pensar cuidadosamente antes de agir impulsivamente. Decisões precipitadas podem custar a sua reputação e prejudicar o crescimento profissional. É melhor ter certeza do que realmente quer e ter subsídios para justificar a sua atitude.

4. Assertividade: Evite comportamentos insistentes e equivocados. Ser assertivo pode ser favorável e um pouco de flexibilidade pode contribuir para essa postura! Acredite, todos nós somos observados e a nossa conduta vai ajudar ou não na construção da nossa imagem e também em nossa carreira.

Existe diferença entre ser assertivo e insistente, por isso, cuidado! Ninguém gosta do chato que fica insistindo em um determinado assunto de forma irritante.

5. Otimismo: As pessoas negativas são vistas com maus olhos, por isso ao invés de ficar reclamando o tempo todo sobre novos projetos, política ou valores da organização, busque soluções e não apenas defeitos em um ambiente.

Pessoas otimistas, contribuem para criar um ambiente agradável, o que ajuda a melhorar o clima. Otimistas são vistos com bons olhos e lembrados em promoções ou em novos projetos.

6. Organização: Os profissionais organizados tendem a demonstrar melhor rendimento e isso pode favorecer e encurtar o caminho relacionado ao seu crescimento profissional.

7. Atualização: Esteja sempre pronto para aprender sobre novas tecnologias e ferramentas que contribuem diretamente para realização do seu trabalho, ou para seu mercado de atuação.

Pessoas com flexibilidade e que demonstram capacidade para aprender, evitando assim resistência a mudanças, são favorecidas pelos processos internos de crescimento profissional.

8. Verdade: Evite falar mentiras e seja cuidadoso com o tipo de assunto que vai manter com seus colegas de trabalho. Nada de ficar comentando sobre pessoas ou conversando sobre situações mentirosas. A sua credibilidade depende das suas condutas e é melhor ser lembrado por ser uma pessoa confiável!


Confira também: 5 Coisas que um líder deve evitar