+A +/- -A

Equipe: Como entrosar e distribuir funções

Equipe: Como entrosar e distribuir funções


A liderança é um trabalho almejado por muitos, mas conseguir sucesso como líder exige dedicação e a vontade incessante de aperfeiçoamento. O resultado de um líder é medido pela sua equipe e o que diferencia as equipes é o desenvolvimento diário, demonstrado pelas ações e resultados.



Como entrosar a equipe

Num grupo de trabalho, o líder deve ser o responsável por melhorar constantemente a equipe, o funcionamento das tarefas e a interação entre os profissionais. Ao iniciar o trabalho em grupo, utilize algumas ferramentas que facilitam o desenvolvimento da equipe:

1 – Promova a interação entre os membros, de forma que todos se conheçam pelo nome e saibam a formação e experiência individual de cada um. Inicie essa ação com a sua própria apresentação. Equipes que se conhecem bem, funcionam melhor.

2 – Esclareça sobre o funcionamento do grupo, expondo sobre procedimentos, responsabilidades e direitos. Deixe um espaço para que os subordinados possam dar ideias e opiniões. Demonstre abertura e disponibilidade para ouvir opiniões contrárias à sua.

3 – Seja paciente com a inexperiência e insegurança de alguns membros da equipe. É normal que o grupo leve um tempo para se adaptar e começar a trazer resultados.

4 – Procure dar oportunidade para que exista um revezamento de liderança entre todos os membros, compartilhando atividades extras e mudando os membros de lugar, em diferentes fases do projeto.

5 – Estimule o pensamento diferente e as atitudes ousadas.


Confira também: Pesquisa de clima organizacional



Como distribuir funções na equipe?

É na etapa de organização do trabalho que a separação das funções deve ser feita, para alcançar um bom resultado. Se a equipe for composta por muitos profissionais, o ideal é dividir trabalhos grandes em pequenas atividades. Se for necessário, subdivida a equipe, procurando distribuir as tarefas com equilíbrio.

Use alguma ferramenta para controlar o que está sendo desenvolvido, incluindo a função de cada um, prazos e resultados. Essa ferramenta será útil ao dar feedbacks. Afinal, acompanhamento é essencial! Através de um olhar crítico é possível sugerir mudanças e através de ações responsáveis é possível inspirar atitudes em seus liderados.

Veja algumas ações importantes:


Demonstre apoio aos seus liderados.


Encoraje sua equipe.


Crie um ambiente confortável para todos.


Observe a dinâmica do grupo e exponha seu ponto de vista.


Questione o grupo sobre o clima, isso pode favorecer a identificação de possíveis falhas.


Seja um mediador e reconheça as diferenças, levando o grupo a um equilíbrio.


Procure reduzir as tensões para melhorar o clima organizacional.


Seja comprometido e valorize quem também é.


Faça elogios aos profissionais. Reconheça os bons trabalhos.


Jamais faça uma crítica destrutiva na frente de todos. Controle o seu emocional!


Tenha bom humor e seja relevante, isso ajuda a aliviar a pressão das metas.


São vários os papéis que líderes e liderados devem assumir ao longo da sua carreira. É importante que todos tenham consciência dessa realidade, pois para transformar organizações é necessário realizar ações positivamente, contribuindo para a cooperação da equipe em uma atmosfera saudável.