+A +/- -A

Impulsionando seu negócio: Especializar ou diversificar?

Impulsionando seu negócio: Especializar ou diversificar?


Nem sempre estamos dispostos a mudar o rumo do nosso trajeto. Mas, às vezes, a vida profissional toma um caminho oposto a tudo que planejamos e quando isso acontece é comum que o profissional sinta dúvidas, angústia ou medo, entre escolher diversificar seu negócio ou continuar no mesmo lugar.


Negócio próprio: Como ter sucesso empreendendo

Em um mundo globalizado, onde as economias são afetadas e tudo muda rapidamente, o profissional deve se preparar para mudanças e não ter medo de fazer escolhas. Tudo muda e quem não acompanha essas mudanças acaba perdendo diferentes oportunidades para o crescimento. Quem arrisca, tem mais chances de conquistar boas oportunidades.

Quem deseja empreender, deve estar atento ao mercado e às variáveis que influenciam o seu negócio. Identificar os pontos fracos e reconhecer os pontos de crescimento são estratégias que ajudam a impulsionar o seu empreendimento.

Algumas empresas optam por analisar cuidadosamente o que as suas concorrentes estão oferecendo e se esquecem de observar como anda o seu negócio e quais as dificuldades pertinentes a sua rotina. Descubra o que é preciso melhorar para sair na frente dos seus concorrentes.

Estar satisfeito com a rentabilidade e lucro não significa que é possível estacionar e manter o mesmo ritmo, pois com tantas mudanças, a melhoria deve ser contínua. É essencial analisar honestamente como anda o interior e o exterior do seu negócio para conseguir sempre melhorar e alcançar novos patamares de excelência.


Confira também: Qual imagem o seu empreendimento está passando?



Especializar ou diversificar?

Quando tudo está perfeito, é preciso reinventar e então o empreendedor pode optar por especializar ou diversificar seu negócio. O importante é saber escolher qual o melhor modo de arriscar o que você já tem. Nesse ponto, o cuidado é a chave do sucesso. Mantenha o entusiasmo e observe todas as etapas importante no seu negócio, incluindo:

1 – Qual o tempo gasto durante as etapas de desenvolvimento e produção do seu negócio ou serviço.

2 – Quanto dinheiro está sendo investido.

3 – O que aconteceu no último projeto que deu errado.

4 – Qual a porcentagem disponível para investir no crescimento e em novos negócios.

5 – Qual o potencial de mercado na área em que atua.

6 – Quanto de despesa mensal será preciso arcar com as novas mudanças.

Essas são apenas algumas questões que podem ajudar no início de um novo levantamento de dados para investir no crescimento e mudança do seu negócio. Busque conhecer as opiniões dos envolvidos, como funcionários, parceiros e clientes para saber exatamente o que eles estão buscando e como é possível implementar essas ideias de forma funcional.