+A +/- -A

Eficiência com foco na produtividade

Eficiência com foco na produtividade


Foco, segundo o dicionário Houaiss é o ponto para o qual converge alguma coisa, portanto vamos falar sobre como ser eficiente ao elaborar uma reunião mantendo todos os participantes atentos durante o seu desenvolvimento, a ponto de conseguir contribuir para a melhoria da produtividade da sua equipe.

Ter eficiência e aumentar a produtividade no trabalho é muito mais difícil nos dias atuais, pois a definição de trabalho mudou muito. Para manter o foco com eficiência é preciso conseguir capturar e manter a atenção para que seja realizado exatamente aquilo que se propôs dentro do menor tempo possível e com qualidade.


Como despertar o interesse da equipe em uma reunião

O líder precisa estar apto a acompanhar as mudanças, que acontecem a todo instante. Estar atualizado, acompanhar as notícias, ler, buscar conhecimento, aprender sobre a política e valores da empresa. Conhecimento deixou de ser uma necessidade apenas em período de preparação, quem deseja ter destaque, precisa manter o ritmo, pois a melhoria e a busca pela eficiência devem ser contínuas. Durante uma reunião o líder deve:

Despertar o interesse da equipe sobre novos assuntos;

Motivar seus liderados;

Compartilhar conhecimentos e novas ferramentas;

Demonstrar a sua habilidade de ouvir;

Ter empatia pelos participantes.

Ao encerrar uma reunião o profissional deve ter a sensação de tempo investido e não perdido, por isso defina temas que agreguem valor a vida profissional de todos os envolvidos.

As empresas buscam hoje no mercado, profissionais que conseguem produzir mais, com menos recursos. Mas para isso ser possível, existe um conjunto de práticas que envolvem metodologias e ferramentas, essenciais para a melhoria da produtividade no trabalho. O profissional que consegue manter o foco tem maiores chances de crescer no ambiente corporativo, desperte esse desejo em sua equipe.



Confira também: Multitarefa e produtividade



Como manter o foco com eficiência

Para conseguir melhorar o desenvolvimento de uma reunião é preciso cuidar de alguns detalhes que vão ajudar a fazer diferença, são eles:

Gerenciar tempo – Estipule um tempo e cumpra com ele.

Planejar atividades – Tenha objetivos definidos para cada reunião. Elabore um resumo com os principais tópicos a serem discutidos e distribua para todos.

Ferramentas – Escolha antecipadamente as ferramentas e elabore o material quando necessário. Ferramentas visuais sempre ajudam, como slide, vídeos ou Flip Chart.

Concentração – Mantenha a concentração sobre qualquer tarefa que esteja executando. Desliguei o celular e disponibilize um tempo para estar presente na reunião sem ser interrompido. Assim evita que o foco seja desviado.

Saúde física – Cuide do sono, da alimentação e do descanso, pois são fatores essenciais para ajudar durante um dia exaustivo de trabalho com reuniões.

Saúde Emocional – Cultive emoções positivas e mantenha uma boa comunicação com todos os colegas de trabalho.

Mantenha uma rotina saudável em sua jornada de trabalho, pois para ser eficiente e aumentar a produtividade no trabalho não é preciso ser uma máquina, é apenas necessário manter o ritmo, e sempre que for necessário faça uma pausa. Aproveite os momentos de descansos.

Os bons líderes sabem respeitar o limite dos seus liderados e ajudam no seu desenvolvimento. Para construir vantagens competitivas é necessário saber administrar as mudanças e a complexa rotina com tranquilidade.