+A +/- -A

Participação brilhante: Discordando e expondo ideias

Participação brilhante: Discordando e expondo ideias


Quando nos sentamos em um encontro profissional devemos fazer uma participação brilhante que ajude no desenvolvimento de ideias ou resultados, por isso cuide para não deixar o momento certo passar. Prestar atenção a tudo o que acontece e se dedicar durante as reuniões é o primeiro passo para conseguir identificar qual é o melhor momento para fazer a sua contribuição.

É comum que os profissionais elaborem bons pensamentos e ideias para contribuir para uma reunião e durante o evento eles se sintam inseguros sobre qual é o momento certo para falar sobre sua ideia e como proceder.


Confira também: Organizando ideias para uma reunião produtiva


Como falar em reuniões e ter uma participação brilhante

Falar em uma reunião, seja para intervir como mediador, fazer uma correção ou até mesmo pedir esclarecimentos, pode ser apreensivo e para não se sentir intimidado é aconselhável se preparar antecipadamente, com frases úteis que possam servir para aumentar a confiança e facilitar a comunicação de um pensamento ou opinião.

Ao ter uma ideia sobre um determinado assunto, pertinente ao tema discutido na reunião, a melhor forma de expor essa sugestão é fazendo um questionamento ao grupo, despersonalizando a ideia. Deixe que a sua sugestão seja naturalmente compartilhada com o grupo. Esta é a melhor forma de comunicar a sua ideia, quando falta confiança, contribuindo com uma participação brilhante.

Use perguntas que envolvam a sua sugestão ou questione o grupo se tal ideia já foi sugerida, como por exemplo: Já mencionamos o relatório? Ou: Podemos envolver isso na campanha? O importante ao expor suas sugestões é adicionar valor ao grupo, sem tomar posse da ideia ou controlar a comunicação. Ser informal ou apenas mencionar algumas observações pode facilitar a comunicação com o grupo, fazendo com que a sua sugestão seja ouvida, sem ampliar o compromisso com a ideia principal.

A discordância é compatível com uma participação brilhante! Basta saber como discordar

Ao discordar de uma ideia é importante ser agradável e manter um tom de voz amigável para não gerar mal estar em nenhum dos participantes do grupo. Fique atento e se a conversa estiver caminhando para uma direção oposta aos objetivos do grupo, seja claro e tente demonstrar quais os motivos que devem ser levados em conta para justificar a sua posição contrária. Se for preciso, questione e demonstre que está confuso com a ideia, solicitando outros detalhes, para ter certeza de que está certo sobre o seu posicionamento.

Use frases como:

  • Perdão, mas eu estou um pouco confuso sobre isso, você poderia dar mais detalhes sobre o tema?
  • Não tenho certeza se entendi a sua sugestão, pode recapitular a sua ideia?
  • Peço desculpas se isso está claro para você, mas não consegui entender qual a conexão desta ideia com o projeto?
  • Gostaria de saber quantas pessoas vão participar desse projeto?
  • Desculpe, esta pode ser uma pergunta boba, mas eu estou com dúvida!

Participar ativamente de reuniões é essencial para ter destaque e conseguir contribuir para o crescimento da empresa. Sempre que tiver uma nova ideia ou uma correção, aproveite para expor sem medo e com muita educação.

Questionamentos sobre o que está acontecendo também são essenciais, para conseguir acompanhar o grupo. Por isso, valorize esses encontros e aproveite para fazer uma participação brilhante.



Confira também: Ferramentas essenciais para gerenciar uma reunião de sucesso